quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sapatilha de Ponta - Atenção!!!




SAPATILHA DE PONTA – usar ou não usar?
Tradução: Profª Fárida Dell’Antonio

Quando a bailarina pode iniciar a utilização da Sapatilha de Ponta?

Tradicionalmente pensava-se que a criança deveria ter no mínino 12 anos de idade ou mais para começar a usar Sapatilha de Ponta.
No entanto crianças variam muito em termos da maturidade do sistema músculo-esquelético, habilidades motoras, desenvolvimento e maturidade mental. Às vezes uma moça de 20 anos pode não estar tão pronta para usar Pontas quanto uma menina de apenas 10 anos de idade.
A decisão para deixar uma criança iniciar nas Pontas deve ser baseada em muitos fatores que incluem: capacidade física, maturidade mental e pelo menos 4 ou 5 anos de treinamento de ballet para que possa adquirir técnica suficiente para usar Sapatilha de Ponta.

Acredite no seu Professor de Ballet

Um bom professor saberá se a criança está pronta para usar a Sapatilha de Ponta.
Existem muitos testes funcionais que podem ser feitos para se verificar essa condição.
Só depois de verificado o bom aprendizado da técnica, do alinhamento, do equilíbrio, do controle, da força e da flexibilidade é que o professor poderá permitir, ou não, que a aluna utilize Sapatilha de Ponta.
Começar a usar Sapatilha de Ponta antes de alcançar os critérios desejados podem levar à lesões por causa da fraqueza nos pés e tornozelos, bem como a falta de condição geral para o ballet.
Maturidade mental, na utilização de Sapatilha de Ponta é importantíssima bem como a aceitação de todas as correções e limites impostos durante cada exercício.
Então, não há apenas uma simples resposta para essa questão. Muitos fatores devem ser considerados.
UMA CRIANÇA PODE INICIAR NA SAPATILHA DE PONTA QUANDO ESTÁ MADURA MENTALMENTE E CONSEGUE DEMONSTRAR EFICIENCIA NAS SUAS HABILIDADES DE BALLET.

Sua filha está pronta?

FONTE
http://youthsportsblog.childrenscolorado.org/sports-performance/lets-ballet-dance-when-should-my-child-start-pointe-ballet/

Nenhum comentário:

Postar um comentário